quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Amor no Behaviorismo Radical

Para Análise do Comportamento, a conduta humana é determinada pelas contingências filogenéticas (seleção natural pertinente à espécie), pelas determinantes ontogenéticas (história de vida de cada sujeito) e determinantes culturais (influência da cultura na seleção e modelagem de comportamentos individuais).
Para Skinner (2000), os eventos reforçadores podem ser de dois tipos: I) Apresentação de estímulos ou acréscimo de alguma coisa, por exemplo, a adição de alimento, água, ou contato sexual contingente a uma resposta ou situação, e estes, recebem o nome de reforços positivos; II) Remoção de alguma coisa contingente à resposta, por exemplo, remoção de muito barulho, de luz muito brilhante, de calor ou frio extremos, ou um choque elétrico da situação, eventos desta natureza recebem o nome de reforços negativos. Em ambos os casos o efeito do reforço será o mesmo: ele será responsável pelo aumento da probabilidade de resposta, ou seja, eventos que são reforçados no passado têm a probabilidade de ocorrer no futuro.Certamente a comparação entre AMOR e reforçadores positivos esta na topografia e Tb tem em grandes proporções alguma relação com adição de eventos / conseqüências a ações das pessoas, como por exemplo, a adição de atenção, de contato sexual, de cuidados, de carícias, de intimidade, e assim por diante.

É comum que pelo que chamamos de AMOR nos deparamos com o paradigma: "Eu o (a) amo por que gosto dele (a) ou eu gosto dele (a) por que eu o (a) amo?". Se olharmos para freqüências de respostas para dar nome a uma topografia de comportamentos (amor, inteligência, dinamismo, atencioso, carinhoso, etc.), que uma vez decomposta ou descrita, trará nitidamente uma gama de repertório (s) comportamental (is), estaremos abandonando a redundância ("vende mais por que é tostines ou é tostines por que vende mais?").
Ao abandonar a redundância de explicar uma topografia de comportamentos com outra, nós saímos do campo mecanicista para entrar no campo funcional, ou pelo próprio Skinner, passamos a buscar ordem entre os eventos e chegar à raiz de cada comportamento.
Bom, já sabemos o que são reforçadores, já sabemos como a freqüência de comportamentos passam a compor uma topografia (AMOR), agora podemos dentro do campo das determinantes ontogenéticas, tentar imaginar como o AMOR pode se dar de diferentes maneiras em diferentes sujeitos e ainda...ser chamado pelo mesmo nome: "O AMOR".
Em conclusão, o Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento asseveram que os sentimentos são respostas encobertas que, apesar de não serem publicamente observáveis, são fundamentais para a compreensão do homem. Nas palavras de Skinner, “como as pessoas se sentem é freqüentemente tão importante quanto o que elas fazem” (SKINNER, 1989/2005, p. 13).

Postagem Original:
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/article.php?articleID=281
By: Pauli e Lala =)

Um comentário: